TURMAS DO 3º ANO.EM

2015
1ºBimestre

CORONELISMO

VOTE ODORICO




ODORICO, O HOMEM DO POVO

































































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2014
3º BIMESTRE

ESTUDAR PARA O SAERJINHO

VÍDEOS: A GUERRA FRIA



DOCUMENTÁRIO DA DISCOVERY SOBRE A GUERRA FRIA

PARTE 1

PARTE 2


PARTE 3


PARTE 4

PARTE 5

DOCUMENTÁRIO FEITO PELA RECORD 
SOBRE A REVOLUÇÃO CUBANA



DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA



O APARTHEID



DITADURAS NA AMÉRICA LATINA



CORREÇÃO DA ATIVIDADE AVALIATIVA EM.3001


1.Explique com suas palavras o que é Guerra Fria.
R= Disputa ideológica, politica e econômica  entre EUA (capitalista) e URSS (socialista), no pós 2ª Guerra Mundial, sem nunca ter ocorrido um enfrentamento em campo de batalha, mas através de conflitos em outros países as duas potências mostravam seu poder bélico. 

2. Explique o que foi:
a) A doutrina Truman.  Em 1947, o presidente norte-americano Harry Truman estabeleceu a Doutrina Truman, uma política de relações exteriores que tinha como objetivo básico combater o avanço do comunismo.

b) O Plano Marshall. Plano de ajuda financeira aos países europeus após a 2ª Guerra, com o intuito de limitar a influência soviética e garantir aliados ao capitalismo. 

c) A OTAN. Organização do Tratado do Atlântico Norte é um Bloco Militar, cujo objetivo é defender os interesses militares dos países membros. 

d) O Pacto de Varsóvia. Era o Bloco Militar liderado pelos soviéticos, que defendia militarmente os países socialistas.

3. O que foi a corrida espacial?
R= Foi uma disputa travada entre EUA e URSS no que se refere aos avanços espaciais, ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área, para mostrar ao mundo qual era o sistema mais avançado. 

4. O que foi as questões do mísseis?
R= A Crise dos Mísseis de Cuba ocorreu em Outubro de 1962, quando os americanos descobriram através de fotos tiradas por aviões espiões, a entrada de mísseis soviéticos na Ilha de Cuba como resposta a instalação de mísseis americanos na Turquia e como forma de dissuadir os Estados Unidos de tentar uma nova invasão à ilha. A Crise tornou-se famosa por ser um dos pontos mais críticos da Guerra Fria, por quase conduzir o mundo a um confronto nuclear. A Crise se resolveu com a retirada dos mísseis americanos da Turquia e dos soviéticos de Cuba

ATIVIDADE AVALIATIVA PARA TODAS AS TURMAS DO 3º ANO

ASSUNTO: DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA

ENTREGAR NA PRÓXIMA AULA 
(SEMANA DO SAERJINHO)

- IMPRIMIR, RESPONDER AS PERGUNTAS EM FOLHA SEPARADA E GRAMPEAR NESTA.
- MANUSCRITO (À CANETA) OU DIGITADO
- DUPLA
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Ciep Brizolão 263 Lina Bo Bardi
Disciplina: História                                                                                   Profª:  Indiara Leão                                                                 
Aluno (as): _________________________________________ Data:____/____/____         Turma: EM.______  
                     _________________________________________

ATIVIDADE AVALIATIVA

Descolonização da África e da Ásia

1- Aponte três fatores determinantes para o processo de descolonização da África e da Ásia.
               
2- Leia abaixo um trecho da Declaração do V Congresso Pan-Africano, realizado em março de 1945, e responda às questões propostas.
Nós afirmamos o direito de todos os povos coloniais seguirem seu próprio destino. É preciso que todas as colônias sejam libertadas da dominação imperialista estrangeira, quer seja ela política ou econômica. Os povos colonizados devem ter o direito de eleger seus próprios governantes, sem restrições vindas de potências estrangeiras. Afirmamos aos povos colonizados que eles devem lutar para alcançar seus objetivos por todos os meios à sua disposição.
DECLARAÇÃO do V Congresso Pan-Africano. Disponível em: <www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=121>. Acesso em: 14 jul. 2009.

a) A que processo histórico o texto faz referência?

b) Pode-se afirmar que o texto defende que os povos colonizados só deveriam utilizar formas pacíficas de luta contra a dominação das potências imperialistas? Justifique sua resposta.

3- Cite alguns fatores que contribuíram para a descolonização da Ásia e da África. Destaque algumas formas distintas de libertação colonial.

4- O sistema de apartheid da África do Sul não pode ser considerado um ato comum de racismo. Justifique esta afirmação.

5- Por que tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética apoiaram a descolonização da África e da Ásia?

6- Por que, diferentemente do que ocorreu na maioria das demais colônias africanas, a independência das colônias portuguesas da África envolveu conflitos violentos?

7- Qual a relação entre o contexto político de Portugal e os movimentos emancipacionistas de suas colônias africanas no século XX?

8- Que nações europeias possuíam colônias na África em 1945?
(A) Espanha e Portugal.
(B) Itália, Suíça, Holanda e Dinamarca.
(C) Inglaterra, França, Bélgica, Portugal e Espanha.
(D) Áustria, Polônia e Hungria.
(E) Inglaterra, França, Portugal e Itália.

9- A Segunda Guerra Mundial é considerada um dos fatores que propiciou a descolonização da África, uma vez que provocou a destruição da Europa e o declínio do mito da superioridade racial do homem branco. A partir daí, passaram a ter mais força na África os diferentes grupos que lutavam pela independência política no continente.
● Nesse texto, a estratégia africana para o alcance da independência política foi a
(A) afirmação do regime político do Apartheid.
(B) expansão de grupos radicais nazistas.
(C) instalação de regimes ditatoriais de direita.
(D) organização de movimentos de libertação.
(E) redefinição do território pelas etnias.

10- Leia o texto abaixo.
Independência da Índia
[...] Nos anos 20, cresce a luta nacionalista sob a liderança do advogado Mohandas Gandhi, do Partido do Congresso. Pregando a resistência pacífica, Gandhi desencadeia um amplo movimento que inclui o boicote aos produtos britânicos e a recusa ao pagamento de impostos. Juntamente com o líder político Nehru, Gandhi consegue abalar a estrutura da dominação britânica através de campanhas sucessivas contra o pagamento de impostos e contra o consumo de produtos manufaturados ingleses, entre outros. [...]
Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/india/independencia-da-india.php>. Acesso em: 1 jul. 2013.Fragmento.
● Nesse texto, identifica-se como estratégia para a independência da Índia o uso da:
(A) desobediência civil.
(B) eleição direta.
(C) greve geral.
(D) guerra santa.
(E) guerrilha urbana.


O conhecimento nos faz responsáveis. (Che Guevara)

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ATIVIDADE AVALIATIVA 
PARA EM. 3001 E EM. 3003 
 LEIA ATÉ EMBAIXO


ATIVIDADE AVALIATIVA PARA TURMA EM.3001
REVOLUÇÃO RUSSA (CAP. 4 - págs. 77 a 96)
ENTREGA DIA 14/08/14 
1. Descreva como era a Rússia político-econômico-socialmente antes da Revolução Socialista.
2.    Descreva como foi o processo de industrialização na Rússia.
3.    Como ocorreu a formação do proletariado e o que facilitou sua mobilização?
4.    Descreva o desenrolar da revolução de fevereiro de 1917.
5.    Descreva o desenvolvimento da Revolução de outubro de 1917. 
6.    Como se formou o exército vermelho. 
7.    Explique a frase “Todo o poder aos sovietes”. 
8.    O que foi a NEP, e o que levou à sua adoção? Caracterize-a. 
9. Qual era a discordância entre Stálin e Trostky a respeito da construção do socialismo? Qual foi o seu desfecho?



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ATIVIDADE AVALIATIVA PARA TURMA EM.3003
REVOLUÇÃO RUSSA (CAP. 4 - págs. 77 a 96)
 ENTREGA DIA 14/08/14 
1. Descreva como era a Rússia político-econômico-socialmente antes da Revolução Socialista.
2.    Descreva como foi o processo de industrialização na Rússia.
3.    Como ocorreu a formação do proletariado e o que facilitou sua mobilização?
4.    Como foi a participação russa na 1ª Guerra mundial?
5.    Descreva o desenrolar da revolução de fevereiro de 1917.
6.    Descreva o desenvolvimento da Revolução de outubro de 1917. 
7.    Como se formou o exército vermelho. 
8.    Explique a frase “Todo o poder aos sovietes”. 
9.    O que foi a NEP, e o que levou à sua adoção? Caracterize-a. 
10. Qual era a discordância entre Stálin e Trostky a respeito da construção do socialismo? Qual foi o seu desfecho?



**************************************** 2º BIMESTRE

LEIA ATÉ EMBAIXO

ASSUNTO: O NAZIFASCISMO


ENTENDA O TOTALITARISMO (Texto didático)
Totalitarismo é o regime político autoritário no qual o poder absoluto do Estado se concentra numa só pessoa ou partido. O ditador italiano Benito Mussolini cria, em 1920, o termo totalitário para descrever o Estado fascista da Itália. Para ele, o Estado é a suprema e absoluta razão de ser das pessoas e da sociedade. Para Mussolini: ''Nada contra o Estado, nada sem o Estado, nada fora do Estado''.

MONOPÓLIO.

Num regime totalitário, o Estado monopoliza os MCM (
meios de comunicação de massa). Ou seja, jornais, rádio, TV e internet. Dessa forma origina a propaganda política para exprimir a verdade oficial. O inimigo, dessa verdade, deve ser eliminado. Por isso, a censura e o partido único. Os historiadores consideram regimes totalitários: nazismo (Alemanha), stalinismo (URSS), franquismo (Espanha), salazarismo (Portugal) e bolivarianismo (Venezuela). Vale lembrar que, nos países totalitários, houve perseguição aos seguidores do cristianismo.

HANNAH ARENDT E O TOTALITARISMO

Hannah Arendt (1906-75) foi uma cientista política que se tornou um dos grandes nomes do pensamento político contemporâneo por seus estudos sobre o totalitarismo. Nascida em Hannover, Alemanha, se doutorou em filosofia (1928). Com a chegada dos nazistas ao poder, em 1933, fugiu para Paris, onde trabalhou como assistente social atendendo a refugiados judeus. A ocupação da França pelos nazistas obrigou-a a novo exílio, e em 1941 partiu para os Estados Unidos. Naturalizou-se cidadã americana em 1951, ano em que publicou sua obra mais significativa, Origens do totalitarismo. Ela descreve o fenômeno totalitário como forma de dominação própria da modernidade, baseada na organização burocrática das massas, no terror e na ideologia. (RS)

SAIBA MAIS


Totalitarismo se opõe a democracia. É um regime político que, sem admitir qualquer forma legal de oposição, tolera apenas um partido ao qual se subordinam todas as demais instituições, e exige, normalmente, completa obediência do cidadão ao Estado. Democracia é o regime político pelo qual o povo exerce a soberania e há liberdade de associação e de expressão. Na democracia, o cidadão elege seus governantes por meio de eleições regulares. O Nazismo e o fascismo são movimentos nacionalistas, antidemocráticos, antioperários, antiliberais e totalitários.


NAZISMO - PRIMEIRA PARTE


NAZISMO - SEGUNDA PARTE


NAZISMO - TERCEIRA PARTE 

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ATIVIDADE Nº 1

ATENÇÃO!


1- Copie as perguntas e coloque as respostas embaixo.

2- Faça digitado:

    Fonte: arial ou times

    Tam: 12

    Justificado

3- Manuscrito:

    Somente à caneta, letra legível, folha limpa.
4- Não descuide da estética de seu trabalho (apresentação).

                                                                       Um abraço e bom trabalho!


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Aluno:_____________________________________________ Turma: EM._____
Data: ___/___/___                                                                                 Valor:0,5

ATIVIDADE Nº1 


1- Explique as razões que levaram uma parcela do povo italiano a apoiar o movimento fascista.

2- Como Mussolini chega ao poder na Itália?

3- Explique como a Crise de 29 (Quebra da Bolsa de Nova York) contribuiu para a ascensão do fascismo e do nazismo na Itália e na Alemanha respectivamente.

4- O que foi a Concordata de Latrão?

5- Qual a posição dos países democráticos frente ao governo de Mussolini?

6- Explique resumidamente como estava o ambiente, político-econômico-social na Alemanha, quando o nazismo foi semeado.

7- Pesquise o significado das palavras alemãs FÜHRER e REICH.

8- Explique o que eram as Leis de Nuremberg citando algumas dessas medidas.

9- O que foi a Noite dos Cristais?

10- Explique a teoria do “espaço vital”, importante característica do regime nazista.

11- Na página 138 do livro de história leia o texto: O racismo de Hitler, e responda:

a) Considerando as ideias professadas por Hitler dez anos antes de sua chegada ao poder.


b) O antissemitismo nazista se baseava em argumentos religiosos ou pseudocientíficos? Justifique sua resposta. 

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ERA VARGAS

LEIA ATÉ EMBAIXO

VÍDEOS

INTRODUÇÃO: REPÚBLICA VELHA E ERA VARGAS















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RESUMO AULA DO DIA:

14/05- 3002
15/05- 3001 e 3003

ERA VARGAS – 1930 a 1945

1930- Revolução de 1930 – Golpe de estado – Governo Provisório (Ditadura)
1932- Revolução Constitucionalista – São Paulo X Governo Federal
1934- 2ª Constituição Republicana
1937- Golpe dentro do golpe – Estado Novo
1945- Deposição de Vargas – Getúlio renuncia

1930: Revolução e Governo Provisório
 Ocorreu no contexto da crise cafeeira /período entre – guerras.
 Rompimento do acordo político conhecido como “política do café-com-leite”.
 A crise favoreceu a formação de alianças: Aliança Liberal (RS, MG e PB).
 Eleição presidencial vencida por Júlio Prestes (PRP) que concorreu com Getúlio Vargas e o vice João Pessoa.
 O assassinato de João Pessoa e as denúncias de fraudes desencadearam a revolução no RS, liderada por Vargas.
 O então presidente Washington Luís é tirado do poder e assume Getúlio Vargas.
 Após a tomada de poder, Vargas procurou equilíbrio no poder, atendendo as várias tendências: oligarquias tradicionais e os tenentes reformistas.
 O novo presidente governaria por meio dos decretos-lei, já que todos os órgãos legislativos foram     dissolvidos.
 Foram nomeados interventores para os Estados e  a União passou a dispor de dois novos ministérios: o do     Trabalho, Indústria e Comércio, e o de Educação e Saúde.

1932: Revolução Constitucionalista

• Insatisfação da elite paulista.
•As oligarquias paulistas tentam retomar o poder no Movimento Constitucionalista de 1932 mas são derrotados porque os outros estados não aderiram ao movimento.
•A Revolução Constitucionalista lança a campanha pela imediata convocação de uma Assembléia Constituinte e o fim das intervenções nos Estados.
•Apesar do grande esforço de resistência e da cooperação do povo de São Paulo, a superioridade das forças federais era evidente. Assim, os paulistas renderam-se em 28 de setembro de 1932.

1934: Constituição de 1934/Governo Constitucional
 Voto direto e secreto.
 Confirmado o direito de voto e candidatura feminina.
 Continuavam excluídos analfabetos, mendigos, militares de baixa patente.
 Reconhecimento de direitos trabalhistas: salário mínimo, jornada de trabalho de 8 horas, proibição do trabalho. de menores até 14 anos, férias anuais remuneradas, indenização na demissão sem justa causa.
 Nacionalismo econômico: proteção das riquezas naturais do país.
 Estabeleceu a próxima eleição para presidente como indireta: Getúlio foi eleito.

Economia
• Crescente produção de café - (estoques=queima) - regular preço.
• Expansão da produção de algodão – principal comprador: Alemanha de Hitler
• Crise mundial/impulso para industrialização
• Substituição de produtos importados por nacionais
• Diminuição da mão-de-obra estrangeira por nordestinos e mineiros do interior

Reformas
• Implantação de Ensino Técnico/mão-de-obra qualificada
• Melhora e padronização do ensino médio e superior

Política
• Governo populista, mas que liquidou o Sindicalismo autônomo, mantendo os sindicatos em “rédea curta”.
• Durante este período, Getúlio Vargas teve que lidar com grupos que fizeram oposição ao seu governo. Dentre estes grupos, estavam os comunistas e integralistas, representantes da esquerda e da direita no Brasil, respectivamente.

• Integralismo (Plínio Salgado)
  Nacionalista
  Totalitários
  Antidemocráticos
  Defende partido único

 INTEGRALISTAS: clero, oficiais da Forças Armadas,empresários, profissionais liberais tendência fascista.

  • O governo, no geral, tinha simpatia pelos integralistas. Porém, quando Getúlio Vargas conseguiu o poder total nas mãos, em 1937, mandou fechar a Ação Integralista Brasileira. Os integralistas se revoltaram. Em maio de 1938, atacaram a sede do governo no Palácio Guanabara, com o objetivo de matar Getúlio. Mas a ação foi reprimida pelas forças do governo.

• Comunistas (Aliança Nacional Libertadora-ANL)
Contra Getúlio
Buscavam reformas mais profundas
Repressão do governo (Lei de Segurança Nacional)
Clandestinidade (Tentativa de Revolução/Intentona Comunista)

ALIANCISTAS: socialistas, comunistas, sociais democratas defendiam a reforma agrária, liberdade individual,    não pagamento da dívida externa, nacionalização das empresas estrangeiras.

• O partido comunista estava proibido de funcionar livremente, esse partido passou a agir na ilegalidade, tendo Luís Carlos Prestes como um dos principais líderes. Os comunistas se juntaram a outros grupos políticos que tinham ideias semelhantes às suas e formaram a Aliança Nacional Libertadora (ANL). Essa frente popular defendia a derrubada do governo através de uma revolução.

• Assim, o governo via a Aliança Nacional e suas ideias como um perigo que devia ser derrotado. Por isso, em julho de 1935, o governo proibiu as atividades da Aliança Nacional Libertadora. Em novembro de 1935, os comunistas organizaram uma rebelião, chamada Intentona Comunista. Porém, o governo agiu rápido e prendeu os revoltosos, dentre eles Luís Carlos Prestes e Olga Benário, sua esposa.

1937: Estado Novo (Golpe)

 O governo do Estado Novo durou de 1937 a 1945. Ele foi implantado por Getúlio para conseguir se manter no poder, já que novas eleições estavam marcadas para 1938.
 Para se manter no poder, Getúlio inventou uma conspiração comunista, com ajuda do capitão Olímpio Mourão Filho.
 Esta conspiração foi relatada no chamado Plano Cohen. O plano previa que haveria greves, assassinato de líderes políticos e igrejas incendiadas. Getúlio convenceu as forças armadas que só uma ditadura conseguiria controlar os comunistas. Assim, as forças armadas apoiaram o golpe de Getúlio, preparado para o dia 10 de novembro de 1937. Neste dia, foi instalado o chamado Estado Novo, que acabou caracterizado como ditadura.
 Com amplos poderes nas mãos, Getúlio fechou o Congresso Nacional, acabou com os partidos políticos, censurou a imprensa e passou a nomear pessoalmente os interventores dos estados brasileiros.


Propaganda

• Para fazer a propaganda de Getúlio e do Estado Novo, foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), em dezembro de 1939.
• Cinema – Teatro – Rádio - Jornal : serviam para enaltecer as façanhas do governo.

Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

• O Brasil teve que definir o seu lado;
• Simpatia por Hitler e Mussolini até 1941;
• Brasil = Aliados
• Alemães atacam navios brasileiros;
• FEB- Força Expedicionária Brasileira


Fim da Era Vargas (1945)

• Sempre houve manifestações contra a ditadura Vargas, mas a vitória na Segunda Guerra pelas forças democráticas (com exceção da URSS) fez ressurgir com mais força o apoio à democracia.
• Devido à pressão Vargas marcou eleições, mas foi deposto pelas Forças Armadas.

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ATIVIDADE Nº 2

ATENÇÃO!

1- Copie as perguntas e coloque as respostas embaixo.
2- Faça digitado:
    Fonte: arial ou times
    Tam: 12
    Justificado
3- Manuscrito:
    Somente à caneta, letra legível, folha limpa.
4- Não descuide da estética de seu trabalho (apresentação).

                                                                       Um abraço e bom trabalho!


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Aluno:_____________________________________________ Turma: EM._____
Data: ___/___/___                                                                                 Valor:0,5

ATIVIDADE Nº 2 



1- Explique como a crise de 29 atingiu a economia brasileira.

2- Como se deu o rompimento do acordo da política do café com leite?

3- Que grupos políticos de oposição se formaram, aproveitando o rompimento do acordo das oligarquias, e concorreram às eleições?

4- Explique as causas que desencadearam o movimento de 30.

5- Resuma o processo e os resultados do movimento de 30.

6- Comente as medidas tomadas por Vargas ao assumir o poder, em 1930.

7- Que grupos sociais lideraram o movimento de 1932 contra Getúlio? Quais eram os interesses dos revoltosos desse movimento? O que alegavam?

8- Qual foi o resultado da Revolução Constitucionalista?

9- Sintetize as inovações introduzidas pela Constituição de 1934.

10- Destaque os principais aspectos do integralismo.

11- Que grupo político se formou em oposição ao integralismo? Quais eram suas principais características e como foi sua atuação?

12- Explique o que foi a Intentona Comunista e que uso o governo fez desse movimento.

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LINK PARA BAIXAR QUADRO DE REVOLTAS NA 1ª REPÚBLICA

CLIQUE NO LINK, FAÇA O CADASTRO E CLIQUE EM DOWNLOAD


http://www.4shared.com/file/xsVdpKZ_ba/QUADRO_REVOLTAS_1_REPBLICA.html

 



ATIVIDADE PARA AS TURMAS EM.3001.3002.3003


 ATIVIDADE PASSADA NAS AULAS DO DIA:
19/02- 3003
20/02- 3001/3002

ATIVIDADE AVALIATIVA 1
ORIENTAÇÕES:
1- Manuscrito (seguir as regras dadas- à caneta), individual, copiar as perguntas e responder em uma folha separada.
2- Elabore suas respostas e não copie de seu colega. Trabalhos iguais não será avaliado.
3- Faça com letra legível e entregue um trabalho limpo e bem apresentado.
4- Entrega dia:
26/02- 3003
27/02- 3001-3002



QUESTÕES

1- O que foi o Coronelismo?

2- De que forma os coroneis exerciam influência em suas fazendas e na cidade? 

3- Qual o significado da expressão voto de cabresto?

4- Para manter o poder, o que fizeram as oligarquias agrárias?

5- Explique como funcionava o sistema de alianças políticas conhecido como Política dos Governadores”?


















4 comentários:

  1. pra que dia é o trabalho de recuperação da 3001

    Ingrid Campops

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  2. Professora, onde está o quadro que a senhora ia disponibilizar? Rsrs Bom carnaval tia.

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  3. Olá,prof! Não se se ainda usa esse blog, mas vou fazer Enem esse ano novamente e vim aqui dar uma estudadinha, rsrs! Melhor professora de História de todos os tempos!!! <3

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