2015
1ºBimestre
CORONELISMO
VOTE ODORICO
****************************************
2014
3º BIMESTRE
ESTUDAR PARA O SAERJINHO
VÍDEOS: A GUERRA FRIA
DOCUMENTÁRIO DA DISCOVERY SOBRE A GUERRA FRIA
PARTE 1
PARTE 3
PARTE 4
PARTE 5
DOCUMENTÁRIO FEITO PELA RECORD
SOBRE A REVOLUÇÃO CUBANA
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA
O APARTHEID
CORREÇÃO DA ATIVIDADE AVALIATIVA EM.3001
****************************************
ATIVIDADE AVALIATIVA
PARA EM. 3001 E EM. 3003
LEIA ATÉ EMBAIXO
ATIVIDADE AVALIATIVA PARA TURMA EM.3001
************************************************************************
ATIVIDADE AVALIATIVA PARA TURMA EM.3003
**************************************** 2º BIMESTRE
LEIA ATÉ EMBAIXO
ASSUNTO: O NAZIFASCISMO
Num regime totalitário, o Estado monopoliza os MCM (meios de comunicação de massa). Ou seja, jornais, rádio, TV e internet. Dessa forma origina a propaganda política para exprimir a verdade oficial. O inimigo, dessa verdade, deve ser eliminado. Por isso, a censura e o partido único. Os historiadores consideram regimes totalitários: nazismo (Alemanha), stalinismo (URSS), franquismo (Espanha), salazarismo (Portugal) e bolivarianismo (Venezuela). Vale lembrar que, nos países totalitários, houve perseguição aos seguidores do cristianismo.
HANNAH ARENDT E O TOTALITARISMO
SAIBA MAIS
*************
ATIVIDADE Nº1
**************
ERA VARGAS
LEIA ATÉ EMBAIXO
VÍDEOS
INTRODUÇÃO: REPÚBLICA VELHA E ERA VARGAS
**************
*****************
ATIVIDADE Nº 2
LINK PARA BAIXAR QUADRO DE REVOLTAS NA 1ª REPÚBLICA
CLIQUE NO LINK, FAÇA O CADASTRO E CLIQUE EM DOWNLOAD
http://www.4shared.com/file/xsVdpKZ_ba/QUADRO_REVOLTAS_1_REPBLICA.html
ATIVIDADE PARA AS TURMAS EM.3001.3002.3003
1ºBimestre
CORONELISMO
VOTE ODORICO
ODORICO, O HOMEM DO POVO
****************************************
2014
3º BIMESTRE
ESTUDAR PARA O SAERJINHO
VÍDEOS: A GUERRA FRIA
DOCUMENTÁRIO DA DISCOVERY SOBRE A GUERRA FRIA
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4
PARTE 5
DOCUMENTÁRIO FEITO PELA RECORD
SOBRE A REVOLUÇÃO CUBANA
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA
O APARTHEID
DITADURAS NA AMÉRICA LATINA
CORREÇÃO DA ATIVIDADE AVALIATIVA EM.3001
1.Explique com suas palavras o que é Guerra Fria.
R= Disputa ideológica, politica e econômica entre EUA (capitalista) e URSS (socialista), no pós 2ª Guerra Mundial, sem nunca ter ocorrido um enfrentamento em campo de batalha, mas através de conflitos em outros países as duas potências mostravam seu poder bélico.
2. Explique o que foi:
a) A doutrina Truman. Em 1947, o presidente norte-americano Harry Truman estabeleceu a Doutrina Truman, uma política de relações exteriores que tinha como objetivo básico combater o avanço do comunismo.
b) O Plano Marshall. Plano de ajuda financeira aos países europeus após a 2ª Guerra, com o intuito de limitar a influência soviética e garantir aliados ao capitalismo.
c) A OTAN. Organização do Tratado do Atlântico Norte é um Bloco Militar, cujo objetivo é defender os interesses militares dos países membros.
d) O Pacto de Varsóvia. Era o Bloco Militar liderado pelos soviéticos, que defendia militarmente os países socialistas.
3. O que foi a corrida espacial?
R= Foi uma disputa travada entre EUA e URSS no que se refere aos avanços espaciais, ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área, para mostrar ao mundo qual era o sistema mais avançado.
4. O que foi as questões do mísseis?
R= A Crise dos Mísseis de Cuba ocorreu em Outubro de 1962, quando os americanos descobriram através de fotos tiradas por aviões espiões, a entrada de mísseis soviéticos na Ilha de Cuba como resposta a instalação de mísseis americanos na Turquia e como forma de dissuadir os Estados Unidos de tentar uma nova invasão à ilha. A Crise tornou-se famosa por ser um dos pontos mais críticos da Guerra Fria, por quase conduzir o mundo a um confronto nuclear. A Crise se resolveu com a retirada dos mísseis americanos da Turquia e dos soviéticos de Cuba
ATIVIDADE AVALIATIVA PARA TODAS AS TURMAS DO 3º ANO
ASSUNTO: DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA
ENTREGAR NA PRÓXIMA AULA
(SEMANA DO SAERJINHO)
- IMPRIMIR, RESPONDER AS PERGUNTAS EM FOLHA SEPARADA E GRAMPEAR NESTA.
- MANUSCRITO (À CANETA) OU DIGITADO
- DUPLA
___________________________
Ciep Brizolão 263 Lina Bo Bardi
Disciplina: História Profª:
Indiara
Leão
Aluno (as): _________________________________________ Data:____/____/____ Turma: EM.______
_________________________________________
ATIVIDADE AVALIATIVA
● Descolonização
da África e da Ásia
1-
Aponte três fatores determinantes para o processo de descolonização da África e
da Ásia.
2-
Leia abaixo um trecho da Declaração do V Congresso Pan-Africano, realizado em
março de 1945, e responda às questões propostas.
Nós afirmamos o direito de todos os
povos coloniais seguirem seu próprio destino. É preciso que todas as colônias
sejam libertadas da dominação imperialista estrangeira, quer seja ela política
ou econômica. Os povos colonizados devem ter o direito de eleger seus próprios
governantes, sem restrições vindas de potências estrangeiras. Afirmamos aos
povos colonizados que eles devem lutar para alcançar seus objetivos por todos
os meios à sua disposição.
DECLARAÇÃO
do V Congresso Pan-Africano. Disponível em:
<www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=121>. Acesso em: 14
jul. 2009.
a)
A que processo histórico o texto faz referência?
b)
Pode-se afirmar que o texto defende que os povos colonizados só deveriam
utilizar formas pacíficas de luta contra a dominação das potências
imperialistas? Justifique sua resposta.
3-
Cite alguns fatores que contribuíram para a descolonização da Ásia e da África.
Destaque algumas formas distintas de libertação colonial.
4-
O sistema de apartheid da África do Sul não pode ser considerado um ato comum
de racismo. Justifique esta afirmação.
5-
Por que tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética apoiaram a
descolonização da África e da Ásia?
6-
Por que, diferentemente do que ocorreu na maioria das demais colônias
africanas, a independência das colônias portuguesas da África envolveu
conflitos violentos?
7-
Qual a relação entre o contexto político de Portugal e os movimentos
emancipacionistas de suas colônias africanas no século XX?
8-
Que nações europeias possuíam colônias na África em 1945?
(A)
Espanha e Portugal.
(B)
Itália, Suíça, Holanda e Dinamarca.
(C)
Inglaterra, França, Bélgica, Portugal e Espanha.
(D)
Áustria, Polônia e Hungria.
(E)
Inglaterra, França, Portugal e Itália.
9- A Segunda Guerra Mundial é considerada um dos fatores
que propiciou a descolonização da África, uma vez que provocou a destruição da
Europa e o declínio do mito da superioridade racial do homem branco. A partir
daí, passaram a ter mais força na África os diferentes grupos que lutavam pela
independência política no continente.
● Nesse
texto, a estratégia africana para o alcance da independência política foi a
(A)
afirmação do regime político do Apartheid.
(B)
expansão de grupos radicais nazistas.
(C)
instalação de regimes ditatoriais de direita.
(D)
organização de movimentos de libertação.
(E)
redefinição do território pelas etnias.
10-
Leia o texto abaixo.
Independência da Índia
[...] Nos anos 20, cresce a luta
nacionalista sob a liderança do advogado Mohandas Gandhi, do Partido do
Congresso. Pregando a resistência pacífica, Gandhi desencadeia um amplo
movimento que inclui o boicote aos produtos britânicos e a recusa ao pagamento
de impostos. Juntamente com o líder político Nehru, Gandhi consegue abalar a
estrutura da dominação britânica através de campanhas sucessivas contra o pagamento
de impostos e contra o consumo de produtos manufaturados ingleses, entre
outros. [...]
Disponível em:
<http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/india/independencia-da-india.php>.
Acesso em: 1 jul. 2013.Fragmento.
● Nesse
texto, identifica-se como estratégia para a independência da Índia o uso da:
(A)
desobediência civil.
(B)
eleição direta.
(C)
greve geral.
(D)
guerra santa.
(E)
guerrilha urbana.
O
conhecimento nos faz responsáveis. (Che Guevara)
ATIVIDADE AVALIATIVA
PARA EM. 3001 E EM. 3003
LEIA ATÉ EMBAIXO
ATIVIDADE AVALIATIVA PARA TURMA EM.3001
REVOLUÇÃO RUSSA (CAP. 4 - págs. 77 a 96)
ENTREGA DIA 14/08/14
1. Descreva como era a Rússia político-econômico-socialmente antes da Revolução Socialista.
2. Descreva como foi o processo de industrialização na Rússia.
3. Como ocorreu a formação do proletariado e o que facilitou sua mobilização?
4. Descreva o desenrolar da revolução de fevereiro de 1917.
5. Descreva o desenvolvimento da Revolução de outubro de 1917.
6. Como se formou o exército vermelho.
7. Explique a frase “Todo o poder aos sovietes”.
8. O que foi a NEP, e o que levou à sua adoção? Caracterize-a.
9. Qual era a discordância entre Stálin e Trostky a respeito da construção do socialismo? Qual foi o seu desfecho?
************************************************************************
ATIVIDADE AVALIATIVA PARA TURMA EM.3003
REVOLUÇÃO RUSSA (CAP. 4 - págs.
77 a 96)
ENTREGA DIA 14/08/14
1. Descreva como era a Rússia
político-econômico-socialmente antes da Revolução Socialista.
2.
Descreva como foi o processo de
industrialização na Rússia.
3.
Como ocorreu a formação do proletariado e o que
facilitou sua mobilização?
4.
Como foi a participação russa na 1ª Guerra mundial?
5.
Descreva o desenrolar da revolução de
fevereiro de 1917.
6.
Descreva o desenvolvimento da Revolução de outubro
de 1917.
7.
Como se formou o exército vermelho.
8.
Explique a frase “Todo o poder aos sovietes”.
9.
O que foi a NEP, e o que levou à sua adoção?
Caracterize-a.
10.
Qual era a discordância entre Stálin e
Trostky a respeito da construção do socialismo? Qual foi o seu desfecho?
**************************************** 2º BIMESTRE
LEIA ATÉ EMBAIXO
ASSUNTO: O NAZIFASCISMO
ENTENDA O TOTALITARISMO (Texto didático)
Totalitarismo é o regime político autoritário no qual o poder absoluto do Estado se concentra numa só pessoa ou partido. O ditador italiano
Benito Mussolini cria, em 1920, o termo totalitário para descrever o Estado
fascista da Itália. Para ele, o Estado é a suprema e absoluta razão de ser das
pessoas e da sociedade. Para Mussolini: ''Nada contra o Estado, nada sem o
Estado, nada fora do Estado''.
MONOPÓLIO.
MONOPÓLIO.
Num regime totalitário, o Estado monopoliza os MCM (meios de comunicação de massa). Ou seja, jornais, rádio, TV e internet. Dessa forma origina a propaganda política para exprimir a verdade oficial. O inimigo, dessa verdade, deve ser eliminado. Por isso, a censura e o partido único. Os historiadores consideram regimes totalitários: nazismo (Alemanha), stalinismo (URSS), franquismo (Espanha), salazarismo (Portugal) e bolivarianismo (Venezuela). Vale lembrar que, nos países totalitários, houve perseguição aos seguidores do cristianismo.
HANNAH ARENDT E O TOTALITARISMO
Hannah
Arendt (1906-75) foi uma cientista política que se tornou um dos grandes nomes
do pensamento político contemporâneo por seus estudos sobre o totalitarismo.
Nascida em Hannover, Alemanha, se doutorou em filosofia (1928). Com a chegada
dos nazistas ao poder, em 1933, fugiu para Paris, onde trabalhou como assistente social atendendo a refugiados judeus. A ocupação da França pelos nazistas
obrigou-a a novo exílio, e em 1941 partiu para os Estados Unidos.
Naturalizou-se cidadã americana em 1951, ano em que publicou sua obra mais
significativa, Origens do totalitarismo. Ela descreve o fenômeno totalitário
como forma de dominação própria da modernidade, baseada na organização
burocrática das massas, no terror e na ideologia. (RS)
SAIBA MAIS
Totalitarismo
se opõe a democracia. É um regime político que, sem admitir qualquer forma legal de oposição, tolera apenas um partido ao qual se subordinam todas as
demais instituições, e exige, normalmente, completa obediência do cidadão ao
Estado. Democracia é o regime político pelo qual o povo exerce a soberania e há
liberdade de associação e de expressão. Na democracia, o cidadão elege seus
governantes por meio de eleições regulares. O Nazismo e o fascismo são
movimentos nacionalistas, antidemocráticos, antioperários, antiliberais e totalitários.
NAZISMO - PRIMEIRA PARTE
NAZISMO - SEGUNDA PARTE
NAZISMO - TERCEIRA PARTE
*************
ATIVIDADE Nº 1
ATENÇÃO!
1- Copie as perguntas e coloque as respostas embaixo.
2- Faça digitado:
Fonte: arial ou times
Tam: 12
Justificado
3- Manuscrito:
Somente à caneta, letra legível, folha limpa.
4- Não descuide da estética de seu trabalho (apresentação).
Um abraço e bom trabalho!
******************************
Aluno:_____________________________________________ Turma: EM._____
Data: ___/___/___ Valor:0,5
ATIVIDADE Nº1
1- Explique as razões
que levaram uma parcela do povo italiano a apoiar o movimento fascista.
2- Como Mussolini
chega ao poder na Itália?
3- Explique como a
Crise de 29 (Quebra da Bolsa de Nova York) contribuiu para a ascensão do
fascismo e do nazismo na Itália e na Alemanha respectivamente.
4- O que foi a
Concordata de Latrão?
5- Qual a posição dos
países democráticos frente ao governo de Mussolini?
6- Explique
resumidamente como estava o ambiente, político-econômico-social na Alemanha,
quando o nazismo foi semeado.
7- Pesquise o
significado das palavras alemãs FÜHRER e REICH.
8- Explique o que eram
as Leis de Nuremberg citando algumas dessas medidas.
9- O que foi a Noite
dos Cristais?
10- Explique a teoria
do “espaço vital”, importante característica do regime nazista.
11- Na página 138 do
livro de história leia o texto: O racismo de Hitler, e responda:
a) Considerando as
ideias professadas por Hitler dez anos antes de sua chegada ao poder.
b) O antissemitismo
nazista se baseava em argumentos religiosos ou pseudocientíficos? Justifique
sua resposta.
**************
ERA VARGAS
LEIA ATÉ EMBAIXO
VÍDEOS
INTRODUÇÃO: REPÚBLICA VELHA E ERA VARGAS
RESUMO AULA DO DIA:
14/05- 3002
15/05- 3001 e 3003
ERA VARGAS – 1930 a 1945
1930- Revolução de 1930 – Golpe de estado – Governo Provisório (Ditadura)
1932- Revolução Constitucionalista – São Paulo X Governo Federal
1934- 2ª Constituição Republicana
1937- Golpe dentro do golpe – Estado Novo
1945- Deposição de Vargas – Getúlio renuncia
1930: Revolução e Governo Provisório
• Ocorreu no contexto da crise cafeeira /período entre – guerras.
• Rompimento do acordo político conhecido como “política do café-com-leite”.
• A crise favoreceu a formação de alianças: Aliança Liberal (RS, MG e PB).
• Eleição presidencial vencida por Júlio Prestes (PRP) que concorreu com Getúlio Vargas e o vice João Pessoa.
• O assassinato de João Pessoa e as denúncias de fraudes desencadearam a revolução no RS, liderada por Vargas.
• O então presidente Washington Luís é tirado do poder e assume Getúlio Vargas.
• Após a tomada de poder, Vargas procurou equilíbrio no poder, atendendo as várias tendências: oligarquias tradicionais e os tenentes reformistas.
• O novo presidente governaria por meio dos decretos-lei, já que todos os órgãos legislativos foram dissolvidos.
• Foram nomeados interventores para os Estados e a União passou a dispor de dois novos ministérios: o do Trabalho, Indústria e Comércio, e o de Educação e Saúde.
1932: Revolução Constitucionalista
• Insatisfação da elite paulista.
•As oligarquias paulistas tentam retomar o poder no Movimento Constitucionalista de 1932 mas são derrotados porque os outros estados não aderiram ao movimento.
•A Revolução Constitucionalista lança a campanha pela imediata convocação de uma Assembléia Constituinte e o fim das intervenções nos Estados.
•Apesar do grande esforço de resistência e da cooperação do povo de São Paulo, a superioridade das forças federais era evidente. Assim, os paulistas renderam-se em 28 de setembro de 1932.
1934: Constituição de 1934/Governo Constitucional
• Voto direto e secreto.
• Confirmado o direito de voto e candidatura feminina.
• Continuavam excluídos analfabetos, mendigos, militares de baixa patente.
• Reconhecimento de direitos trabalhistas: salário mínimo, jornada de trabalho de 8 horas, proibição do trabalho. de menores até 14 anos, férias anuais remuneradas, indenização na demissão sem justa causa.
• Nacionalismo econômico: proteção das riquezas naturais do país.
• Estabeleceu a próxima eleição para presidente como indireta: Getúlio foi eleito.
Economia
• Crescente produção de café - (estoques=queima) - regular preço.
• Expansão da produção de algodão – principal comprador: Alemanha de Hitler
• Crise mundial/impulso para industrialização
• Substituição de produtos importados por nacionais
• Diminuição da mão-de-obra estrangeira por nordestinos e mineiros do interior
Reformas
• Implantação de Ensino Técnico/mão-de-obra qualificada
• Melhora e padronização do ensino médio e superior
Política
• Governo populista, mas que liquidou o Sindicalismo autônomo, mantendo os sindicatos em “rédea curta”.
• Durante este período, Getúlio Vargas teve que lidar com grupos que fizeram oposição ao seu governo. Dentre estes grupos, estavam os comunistas e integralistas, representantes da esquerda e da direita no Brasil, respectivamente.
• Integralismo (Plínio Salgado)
Nacionalista
Totalitários
Antidemocráticos
Defende partido único
INTEGRALISTAS: clero, oficiais da Forças Armadas,empresários, profissionais liberais tendência fascista.
• O governo, no geral, tinha simpatia pelos integralistas. Porém, quando Getúlio Vargas conseguiu o poder total nas mãos, em 1937, mandou fechar a Ação Integralista Brasileira. Os integralistas se revoltaram. Em maio de 1938, atacaram a sede do governo no Palácio Guanabara, com o objetivo de matar Getúlio. Mas a ação foi reprimida pelas forças do governo.
• Comunistas (Aliança Nacional Libertadora-ANL)
Contra Getúlio
Buscavam reformas mais profundas
Repressão do governo (Lei de Segurança Nacional)
Clandestinidade (Tentativa de Revolução/Intentona Comunista)
ALIANCISTAS: socialistas, comunistas, sociais democratas defendiam a reforma agrária, liberdade individual, não pagamento da dívida externa, nacionalização das empresas estrangeiras.
• O partido comunista estava proibido de funcionar livremente, esse partido passou a agir na ilegalidade, tendo Luís Carlos Prestes como um dos principais líderes. Os comunistas se juntaram a outros grupos políticos que tinham ideias semelhantes às suas e formaram a Aliança Nacional Libertadora (ANL). Essa frente popular defendia a derrubada do governo através de uma revolução.
• Assim, o governo via a Aliança Nacional e suas ideias como um perigo que devia ser derrotado. Por isso, em julho de 1935, o governo proibiu as atividades da Aliança Nacional Libertadora. Em novembro de 1935, os comunistas organizaram uma rebelião, chamada Intentona Comunista. Porém, o governo agiu rápido e prendeu os revoltosos, dentre eles Luís Carlos Prestes e Olga Benário, sua esposa.
1937: Estado Novo (Golpe)
• O governo do Estado Novo durou de 1937 a 1945. Ele foi implantado por Getúlio para conseguir se manter no poder, já que novas eleições estavam marcadas para 1938.
• Para se manter no poder, Getúlio inventou uma conspiração comunista, com ajuda do capitão Olímpio Mourão Filho.
• Esta conspiração foi relatada no chamado Plano Cohen. O plano previa que haveria greves, assassinato de líderes políticos e igrejas incendiadas. Getúlio convenceu as forças armadas que só uma ditadura conseguiria controlar os comunistas. Assim, as forças armadas apoiaram o golpe de Getúlio, preparado para o dia 10 de novembro de 1937. Neste dia, foi instalado o chamado Estado Novo, que acabou caracterizado como ditadura.
• Com amplos poderes nas mãos, Getúlio fechou o Congresso Nacional, acabou com os partidos políticos, censurou a imprensa e passou a nomear pessoalmente os interventores dos estados brasileiros.
Propaganda
• Para fazer a propaganda de Getúlio e do Estado Novo, foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), em dezembro de 1939.
• Cinema – Teatro – Rádio - Jornal : serviam para enaltecer as façanhas do governo.
Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
• O Brasil teve que definir o seu lado;
• Simpatia por Hitler e Mussolini até 1941;
• Brasil = Aliados
• Alemães atacam navios brasileiros;
• FEB- Força Expedicionária Brasileira
Fim da Era Vargas (1945)
• Sempre houve manifestações contra a ditadura Vargas, mas a vitória na Segunda Guerra pelas forças democráticas (com exceção da URSS) fez ressurgir com mais força o apoio à democracia.
• Devido à pressão Vargas marcou eleições, mas foi deposto pelas Forças Armadas.
*****************
ATIVIDADE Nº 2
ATENÇÃO!
1- Copie as perguntas e coloque as respostas embaixo.
2- Faça digitado:
Fonte: arial ou times
Tam: 12
Justificado
3- Manuscrito:
Somente à caneta, letra legível, folha limpa.
4- Não descuide da estética de seu trabalho (apresentação).
Um abraço e bom trabalho!
******************************
Aluno:_____________________________________________ Turma: EM._____
Data: ___/___/___ Valor:0,5
ATIVIDADE Nº 2
1- Explique como a crise de 29 atingiu a economia brasileira.
2- Como se deu o rompimento do acordo da política do café com leite?
3- Que grupos políticos de oposição se formaram, aproveitando o rompimento do acordo das oligarquias, e concorreram às eleições?
4- Explique as causas que desencadearam o movimento de 30.
5- Resuma o processo e os resultados do movimento de 30.
6- Comente as medidas tomadas por Vargas ao assumir o poder, em 1930.
7- Que grupos sociais lideraram o movimento de 1932 contra Getúlio? Quais eram os interesses dos revoltosos desse movimento? O que alegavam?
8- Qual foi o resultado da Revolução Constitucionalista?
9- Sintetize as inovações introduzidas pela Constituição de 1934.
10- Destaque os principais aspectos do integralismo.
11- Que grupo político se formou em oposição ao integralismo? Quais eram suas principais características e como foi sua atuação?
12- Explique o que foi a Intentona Comunista e que uso o governo fez desse movimento.
*************************************
LINK PARA BAIXAR QUADRO DE REVOLTAS NA 1ª REPÚBLICA
CLIQUE NO LINK, FAÇA O CADASTRO E CLIQUE EM DOWNLOAD
http://www.4shared.com/file/xsVdpKZ_ba/QUADRO_REVOLTAS_1_REPBLICA.html
ATIVIDADE PARA AS TURMAS EM.3001.3002.3003
ATIVIDADE PASSADA NAS AULAS DO DIA:
19/02- 3003
20/02- 3001/3002
ATIVIDADE AVALIATIVA Nº1
ORIENTAÇÕES:
1- Manuscrito (seguir as regras dadas- à caneta), individual, copiar as perguntas e responder em uma folha separada.
2- Elabore suas respostas e não copie de seu colega. Trabalhos iguais não será avaliado.
3- Faça com letra legível e entregue um trabalho limpo e bem apresentado.
4- Entrega dia:26/02- 3003
27/02- 3001-3002
QUESTÕES
1- O que foi o Coronelismo?
2- De que forma os coroneis exerciam influência em suas fazendas e na cidade?
3- Qual o significado da expressão voto de cabresto?
4- Para manter o poder, o que fizeram as oligarquias agrárias?
5- Explique como funcionava o sistema de alianças políticas conhecido como “Política dos Governadores”?
pra que dia é o trabalho de recuperação da 3001
ResponderExcluirIngrid Campops
Professora, onde está o quadro que a senhora ia disponibilizar? Rsrs Bom carnaval tia.
ResponderExcluirMelhoras tia.. ;*
ResponderExcluirOlá,prof! Não se se ainda usa esse blog, mas vou fazer Enem esse ano novamente e vim aqui dar uma estudadinha, rsrs! Melhor professora de História de todos os tempos!!! <3
ResponderExcluir