TURMAS DO 1º ANO.EM

2015
                             3º BIMESTRE

ASSUNTO PARA O QUIZ
- Expansão Marítima


              SLIDE: EXPANSÃO MARÍTIMA




ASSUNTO PARA O SAERJINHO:
- Expansão Marítima
- África
- América

SLIDE: ÁFRICA




SLIDE: AMÉRICA




CORREÇÃO DAS ATIVIDADES

ATIVIDADE SOBRE ÁFRICA E AMÉRICA:


DISCIPLINA: História                                                             PROFª: Indiara Leão
Aluno(a):____________________________                   Turma:___________                       Data: ___/___/___

ATIVIDADE AVALIATIVA  (REVISÃO PARA O SAERJINHO)
1. O texto abaixo são fragmentos de um poema de Castro Alves, chamado “O Navio Negreiro”, escrito em 1869. Leia e responda as questões:

(...)
Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs!
(...)
Presa nos elos de uma só cadeia,
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!
Um de raiva delira, outro enlouquece,
Outro, que martírios embrutece,
Cantando, geme e ri!
(...)
Ontem plena liberdade,
A vontade por poder...
Hoje... cúm'lo de maldade,
Nem são livres p'ra morrer. .
Prende-os a mesma corrente
— Férrea, lúgubre serpente —
Nas roscas da escravidão.
E assim zombando da morte,
Dança a lúgubre coorte
Ao som do açoute... Irrisão!...
(...)
Hoje... o porão negro, fundo,
Infecto, apertado, imundo,
Tendo a peste por jaguar...
E o sono sempre cortado
Pelo arranco de um finado,
E o baque de um corpo ao mar...

a) Que elementos do poema evidenciam que se refere a um navio negreiro?


b) O que significa a comparação entre “ontem” e “hoje”, presente no texto?


c) Em sua opinião, o que o poeta quis denunciar no último trecho do poema?


2. Leia o fragmento de texto abaixo:
Povos Indígenas no Brasil: ontem, hoje e o amanhã


Éramos milhares quando os portugueses aqui chegaram.
Tínhamos nossas crenças, nossas tradições.
Não conhecíamos a pneumonia nem outras doenças alienígenas.
Éramos ricos. Nossas riquezas eram traduzidas em diversidade de línguas, tradições e rituais.
Éramos ricos, pois tínhamos tudo do que precisávamos em abundância.
Nossos rios eram límpidos, como o mais puro dos cristais.
Carne, batata, milho, peixe, sustentavam a todos nós. Não havia nenhum, pobre ou miserável entre nossa gente. Do que tínhamos todos desfrutavam.
Não havia naquela época, desabrigados, pois todos nós poderíamos construir nossas casas onde bem quiséssemos, pois não havia limites territoriais.
Éramos ricos. Nossas riquezas eram nossos filhos a beira do fogo, contando nossas aventuras e desventuras nas lutas contra animais selvagens ou seres que viviam ou protegiam as florestas.
(...)
De toda nossa terra, restaram agora para nossa sobrevivência física e cultural cerca de 10%. Quase 90% ficaram para os descendentes daqueles nossos algozes; e ainda dizem que é muita terra para poucos índios.
(...)
Temos esperança e fé no amanhã
Esperança e fé que nossos direitos serão efetivados
Que o Congresso Nacional trate os índios com respeito.
(...)
Dignidade para nós é ter garantido nossas terras para a sobrevivência física e cultural das nossas presente e futura gerações.
O reconhecimento de nossos direitos individuais e coletivos.
O direito de continuarmos sendo índios, brasileiros, humanos.
(Depoimento de Vilmar Martins Moura Guarany, Indígena da Etnia Guarani)


a) Qual a principal reivindicação da indígena no depoimento?

b) De acordo com o depoimento, o diferencia os índios de ontem e hoje?


c) O que os índios, de acordo com o depoimento, esperam do futuro?


3. O povo africano haussá, do Sudão Central, trazido à força para o Brasil durante o período colonial, teve uma grande influência da cultura árabe, especificamente da difusão do Corão e dos ensinamentos de Maomé. Por esse motivo, foi um dos povos que trouxe a religião que foi elemento importante para o levante conhecido como Revolta dos Malês, ocorrido em 1835 na Bahia. Nesse texto, constata-se como exemplo da diversidade da África a presença da religião
(A) católica.                                     (C) islâmica.                                              (B) judaica.                                          (D) protestante.

4. Leia o texto abaixo.
Escravidão no Brasil Colonial
[...] Geralmente, um senhor que passava por dificuldades financeiras ou não tinha meios para explorar todos os seus escravos acabava cedendo parte de suas “peças” para um terceiro, que em troca lhe recompensava com uma quantidade de dinheiro. No Distrito Diamantino, por exemplo, vemos que a própria administração colonial utilizou desse recurso para empreender a extração de pedras preciosas no século XVIII. [...]
Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/os-diferentes-tipos-escravo-no-brasil.htm>. Acesso em: 25 jun. 2013. Fragmento.
• Na forma de trabalho descrita nesse texto, identifica-se o:
(A) escravo de aluguel.                   (C) escravo de engenho.             
(B) escravo de ganho.                     (D) escravo doméstico.

5. Leia o texto abaixo.
[...] Os negros vinham da África trazendo seus objetos, hábitos, textos orais e escritos, rituais, jogos, folguedos, histórias: um patrimônio cultural material e imaterial. Trouxeram lembranças e saberes com suas religiões, tecnologias e trabalho. [...]
Disponível em: <http://www.educacaoliteratura.com.br/index%20157.htm>. Acesso em: 28 jun. 2013. Fragmento.
• Segundo esse texto, os africanos contribuíram para a formação do povo brasileiro através da:
(A) administração.                          (C) comércio.           
(B) cultura.                                       (D) economia.

6. Leia os textos abaixo.
Texto 1
[...] A base da economia maia era a agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Suas técnicas de irrigação eram muito avançadas. Praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império. [...]
Texto 2
[...] Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo. [...]
Texto 3
[...] A agricultura era extremamente desenvolvida, pois plantavam nos chamados terraços (degraus formados nas costas das montanhas). Plantavam e colhiam feijão, milho (alimento sagrado) e batata. Construíram canais de irrigação, desviando o curso dos rios para as aldeias.
[...]
Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/astecas/>. Acesso em: 1 jul. 2013. Fragmento.
De acordo com esses textos, a principal atividade econômica entre os povos pré-colombianos foi:
(A) a agricultura.                            (C) a pecuária.        
(B) o artesanato.                            (D) o comércio.

7. Leia o texto abaixo.
[...] No seu panteão, havia centenas de deuses. Os principais eram vinculados ao ciclo solar e à atividade agrícola. Observações astronômicas e estudo dos calendários faziam parte do conhecimento dos sacerdotes. O deus mais venerado era Quetzalcóatl, a serpente emplumada. Os sacerdotes eram um poderoso grupo social, encarregado de orientar a educação dos nobres, fazer previsões e dirigir as cerimônias rituais. [...]
Disponível em: <http://www.sohistoria.com.br/ef2/astecas/>. Acesso em: 1 jul. 2013. Fragmento.
De acordo com esse texto, a religião dos astecas tinha como característica o:
(A) exorcismo.                               (C) matriarcado.                               (B) patriarcado.                             (D) politeísmo.

8. Leia o texto abaixo.
[...] Os sudaneses dividiam-se em três subgrupos: iorubas, gegês e fanti-ashantis. Esse grupo tinha origem no que hoje é  representado pela Nigéria, Daomei e Costa do Ouro e seu destino geralmente era a Bahia. Já os bantus, grupo mais numeroso, dividiam-se em dois subgrupos: angola-congoleses e moçambiques. A origem desse grupo estava ligada ao que hoje representa Angola, Zaire e Moçambique (correspondentes ao centro-sul do continente africano) e tinha como destino Maranhão, Pará, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo. Os guineanos-sudaneses muçulmanos dividiam-se em quatro subgrupos: fula, mandinga, haussas e tapas. Esse grupo tinha a mesma origem e destino dos sudaneses, a diferença estava no fato de serem convertidos ao islamismo. [...]
Disponível em: <http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia>. Acesso em: 1 nov. 2012. Fragmento.
Nesse texto, constata-se que os povos trazidos da África no período colonial brasileiro possuíam:
(A) dependência econômica.                  (B) desigualdade social.            
(C) diferenças culturais.                           (D) disputas religiosas.

9. Possuindo como característica o direito de propriedade do empregador sobre o trabalhador, essa relação de trabalho existiu em muitas civilizações. Na Grécia e na Roma antigas, era mantida através da aquisição de prisioneiros estrangeiros durante as guerras. No Brasil colonial e no império, foram os africanos e afrodescendentes o grupo social forçado a essa forma de trabalho.
Esse texto descreve dois momentos da relação de trabalho:
(A) assalariada.                                 (C) escravista.                                    (B) formal.                                         (D) servil.



ATIVIDADE SOBRE A EXPANSÃO MARÍTIMA: 

1. Qual a solução encontrada para as crises europeias, a partir do final do século XIV?
R= A solução encontrada pela maioria dos países europeus que já haviam formado uma monarquia centralizada, foi investir nas Grandes Navegações.

2. Que interesses os países europeus, destacando Portugal e Espanha, tinham nas Grandes Navegações?
R= Entre vários interesses de ordem política, econômica e religiosa, podemos destacar: o comércio de especiarias nas Índias, a necessidade de novos mercados consumidores, a falta de metais preciosos, a 
propagação da fé cristã, etc.

3. Quais os motivos para o pioneirismo português na expansão marítima?
R= Entre elas estão: a centralização monárquica, a posição geográfica, o desenvolvimento técnico-científico e uma vasta experiência de navegação.

4. Que tipo de dificuldades enfrentaram os marinheiros nas Grandes Navegações?
R= A maior de todas era a longa duração das viagens, havia também a falta de conhecimento do caminho a ser percorrido, as superstições e crendices sobre os oceanos, a dificuldade nas viagens como falta de água e comida, além de epidemias e mortes.

5. Explique com suas palavras, o que foi o Tratado de Tordesilhas, e para que ele foi criado.
R= Foi um acordo entre Portugal e Espanha, as duas maiores potências da época nas navegações, que consistia em dividir a Terra entre os dois países. Todos os territórios que fossem descobertos do lado Leste da linha imaginária (meridiano) que não pertencessem a nenhum reino cristão, seria de Portugal, e do lado Oeste seria da Espanha. Este acordo era uma tentativa de evitar algum conflito futuro entre os dois países.  

6. Quais as consequências da expansão marítima?
R= A expansão marítima trouxe consequências boas e ruins. Houve um desenvolvimento comercial no oceano Atlântico, desenvolvimento capitalista e ascensão da burguesia que se tornou a classe mais poderosa deste período em diante, conhecimento de novos povos culturas, a imposição da fé cristã sobre estes povos, o comércio de escravos, desenvolvimento tecnológico, etc.

7. Ao chegar à América, Colombo se espantou com a beleza do lugar. O que ele acha que encontrou, e baseado em que ele acredita nisso? 
R= Ao chegar às ilhas do Caribe e devido à magnífica beleza do lugar, Colombo acredita que encontrou o Paraíso Terrestre. Acreditava-se na existência de um paraíso terrestre porque a Bíblia atesta que Deus o criou para Adão e Eva antes do pecado e religiosidade de Colombo o fizeram crer que havia encontrado tal paraíso. 


ATIVIDADE SOBRE A EXPANSÃO MARÍTIMA (EM.1002):

 ATIVIDADE AVALIATIVA DO 3º BIMESTRE (1º ANO)

Texto I. O soberano não é proprietário de seus súditos. Deve respeitar sua liberdade e seus bens em conformidade com a lei divina e com a lei natural. Deve governar de acordo com os costumes (...). O príncipe apresenta-se como árbitro supremo entre as ordens e os corpos. Deve impor as suas vontades aos mais poderosos de seus súditos. Consegue-o na medida em que esses necessitam dessa arbitragem.                                                                       (André Corvisier. História Medieval)

Texto II. O Absolutismo Monárquico foi a forma política que predominou na Idade Moderna e que consistiu “num poder não partilhado, concentrado na pessoa do rei. Seu caráter pessoal é o que os sociólogos políticos chamam hoje de personalização do poder”
Com base nos textos acima responda as questões 1 e 2. [H.03]

1- O absolutismo monárquico manifestou-se de formas variadas, entre os séculos XVI e XVIII na Europa, através de um conjunto de práticas e doutrinas político-econômicas que fundamentavam a atuação do Estado Nacional Absoluto. Dentre essas práticas e doutrinas, identificamos corretamente a:

(A) Condenação da doutrina política medieval que justificava a autoridade monárquica absoluta através do Direito Divino dos Reis.
(B) Promoção política das burguesias nacionais, principais empreendedores mercantis da expansão econômica e geográfica do  Estado Moderno Absoluto.
(C)  Concentração dos poderes de governo e da autoridade política na pessoa do rei identificado com o Estado.
(D) A descentralização política e administrativa do Estado.

2- Para o estado poder controlar a política monárquica de seu território foi preciso desenvolver vários meios para alcançar esse objetivo. Alguns deles foram:
(A) sistema tributário, força militar, burocracia civil e militar e idioma oficial;
(B) somente a criação de impostos mais pesados para a população;
(C) a criação de um estado baseado em um idioma oficial, falado em todo território;
(D) Poder político e administrativo nas mãos dos reis, e forças armadas nas mãos dos nobres.

3- Leia o trecho abaixo com atenção, pois suas afirmativas podem ser falsas ou verdadeiras. [H.05]
O absolutismo Monárquico foi a forma política que predominou na Idade Moderna e que consiste “num poder não partilhado, concentrado na pessoa do rei. Seu caráter pessoal é o que os sociólogos políticos chamam hoje de personalização do poder”. Na França, o absolutismo atingiu o seu auge com o rei Luís XIV.

Pode-se afirmar que o texto acima é:

(A) Parcialmente correto, pois o absolutismo predominou na Idade Média.
(B) Totalmente falso.
(C) Totalmente verdadeiro.
(D) Parcialmente incorreto, pois o poder do rei era partilhado com os senhores feudais.

4- "Como não há poder político sem a vontade de Deus, todo governo, seja qual for sua origem. Justo, injusto, pacífico ou violento, é legitimo; todo depositário da autoridade, seja qual for, é sagrado; revoltar-se contra ele é cometer sacrilégio." (Jacques Bossuet)
A citação acima demonstra que: [H.03]

(A) A escolha do rei era feita de forma democrática;
(B) A escolha do governante deve obedecer à vontade de Deus;
(C) O governo deve ser constitucional, para ser considerado legítimo.
(D) O poder do governante está baseado na Teoria do Direito Divino.

5- A famosa frase atribuída a Luis XIV: "O Estado sou eu", define:
(A) O iluminismo,                        
(B) O absolutismo;                        
(C) O patriotismo do rei;                       
(D) A igualdade democrática.

6- A crise europeia dos séculos XIV e XV constituiu um bloqueio ao desenvolvimento da economia de mercado (capitalismo). A superação desse processo foi realizada por meio:
(A) De incentivo à lavoura feudal;
(B) Da Reforma Protestante;   
(C) Da Expansão Marítima;       
(D) Das Cruzadas.

7- "Colombo não estava tão longe de certas concepções correntes durante a Idade Média acerca da realidade física do Éden, que descresse de sua existência em algum lugar do globo. E nada o desprendia da ideia (...) de que precisamente as novas índias, para onde o guiara a mão da providência, se situavam na orla do Paraíso terreal. (...) A tópica das "visões do paraíso" impregna todas as suas descrições daqueles sítios de magia e lenda".                                                        HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do paraíso.

A partir da interpretação do trecho acima, é correto afirmar que: [H.03 e 09]

(A) Colombo, conforme a mentalidade própria de sua época acreditava na existência do Paraíso terrestre, na sua localização nas novas terras descobertas, e que ele havia sido levado para bem perto desse paraíso, por vontade de Deus.
(B) O paraíso terrestre é um mito medieval cuja presença nas novas terras descobertas, na era das grandes navegações atlânticas do século XV e XVI, é usada apenas como metáfora.
(C)  Colombo não acreditava no Paraíso terrestre, mas só pôde compreender a novidade da América comparando-a ao Paraíso.
(D)  A ideia de Paraíso Terrestre era algo divulgado pela Igreja Católica, mas ignorado pelos navegadores da época.

8- (ESAL) "Gostaria que espanhóis e portugueses mostrassem onde está o testamento de Adão, que dividiu o mundo entre Portugal e Espanha".
Essa frase mostra o descontentamento do rei francês, Francisco I, com: [H.21]

(A) O comércio das especiarias.  
(B) As viagens marítimas europeias.
(C) O Tratado de Tordesilhas.  
(D) O absolutismo monárquico.



9- (UFMG) O mar foi, durante muito tempo, o lugar do medo. Diz um ditado holandês do início da Idade Moderna: “Mais vale estar na charneca com uma velha carroça do que no mar num navio novo”.

Todas as alternativas contêm elementos responsáveis pelo medo que o homem do início da Idade Moderna tinha do mar, exceto:

(A) A convicção da existência de monstros marinhos e de grandes abismos, responsáveis pelos constantes naufrágios.
(B) A proibição, pela Igreja, de incursões pelo no Mar Oceano com base nas palavras de Gênesis (livro da Bíblia).
(C) A firme crença de que o mar fora o caminho pelo qual a Peste Negra chegou à Europa.
(D) As advertências contidas nas epopeias e nos relatos de viagens dos perigos do Mar Oceano.

10- (FCMMG) Leia atentamente o texto:
“Diante da crise monetária fazia-se necessária a descoberta de novas fontes de minério (metais preciosos). Diante da crise social fazia-se necessário um monarca forte, controlador das tensões e das lutas sociais. (...) Diante da crise clerical fazia-se necessária uma nova Igreja. Diante da crise espiritual fazia-se necessária uma nova visão de Deus e do homem. Começavam os novos tempos.”           
Franco Júnior, Hilário. O Feudalismo. 2. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1984. P. 93.

No texto acima, o autor faz referências às transformações que assinalaram o final do período medieval e cita alguns dos grandes processos da modernidade europeia. Os processos citados pelo autor são respectivamente: [H.02 e 03]

(A) Mercantilismo – liberalismo – Renascimento - Reforma.
(B) Expansão Marítima – liberalismo – Reforma – colonialismo.
(C) Expropiação – Reforma – expansão marítima – absolutismo.
(D) Expansão Marítima – absolutismo – Reforma – Renascimento.




Com base no texto a seguir, responda às questões propostas.

Em apenas 165 anos (1415-1580), Portugal construiu o maior império colonial do Ocidente, expandindo o seu poder comercial, militar e religioso a todo mundo, desde a Europa até a África, a Ásia, a Oceania e a América. [H.03 e 09]
AMADO, Janaína; Figueiredo, Luiz Carlos. A formação do império português (1415-1580). São Paulo: Atual, 1999. P.3.

11- Apresente um motivo de ordem econômica que impulsionou essa expansão.
R= Necessidade em encontrar metais preciosos e busca por uma nova rota para as Índias e o comércio de espaciarias.

12- Justifique, com dois exemplos, o pioneirismo português na Expansão Marítima.
R= Inovações tecnológicas e experiência no mar.



"Seja lá o que você fizer, seja bom nisso." Abraham Lincoln

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                              2º BIMESTRE
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES

ATIVIDADE 1

1- Como os povos Germânicos (bárbaros) contribuíram para o fim do Império Romano?
R= As constantes invasões dos povos bárbaros com extrema violência, saques e destruição , fizeram com que a população urbana do império fugissem para a área rural, o mais longe possível, buscando proteção em propriedades muradas.

2- Como era dividido o feudo? Explique cada uma das divisões.


3- Explique cada uma das obrigações servis.
R= Corvéia: trabalho compulsório (obrigatório) nas terras do senhor em alguns dias da semana;
      Talha: Parte da produção do servo no manso servil que deveria ser entregue ao nobre;
      Banalidade: tributo cobrado pelo uso de instrumentos ou bens do feudo, como o moinho, o forno, o celeiro, as pontes;
    Tostão de Pedro ou dízimo: 10% da produção do servo era pago à Igreja, utilizado para a manutenção da capela local;
     Mão Morta: Era o pagamento de uma taxa para permanecer no feudo da família servil, em caso do falecimento do pai ou da família.

4- Quais eram as obrigações do suserano e de vassalo, um para com o outro.
R= O suserano doava as terras para o vassalo (ambos eram nobres) e tinha que proteger militarmente os seus vassalos  e dar-lhes assistência jurídica (leis). O vassalo devia prestar serviço militar ao suserano, libertá-lo, caso fosse aprisionado por inimigos, comparecer ao tribunal presidido pelo suserano toda vez que fosse convocado, etc.

5- Cite a função de cada ordem social conforme a mentalidade da época.
R= A ordenação dos grupos sociais ficou dividida de tal maneira que cada um deles era responsável por uma determinada função:
1º. Clero: cuidavam da fé cristã.
2º. Nobres: responsável pela guerra e pela segurança.
3º. Servos: trabalhavam para sustentar toda a população.

6- O que eram as Cruzadas?
R= Chama-se Cruzada a qualquer um dos movimentos militares, de caráter parcialmente cristão, que partiram da Europa e cujo objetivo era colocar a Terra Santa (nome pelo qual os cristãos denominavam a Palestina) e a cidade de Jerusalém sob o controle dos cristãos.


                           










































1º BIMESTRE

postado em 26/03/14

PARA AS TURMAS EM.1001.1002.1003

AULA DO DIA- 26/03(1003 e 1001)
                            28/03 (1002)


CAP. 5 – O MUNDO ROMANO (RESUMO ESQUEMÁTICO)
ORIGENS: (pag. 73 a 76)
·  LENDA: História de Rômulo e Remo
·  VERSÃO HISTÓRICA: A região onde hoje se localiza a Itália (península Itálica) foi ocupada por italiotas (sabinos e latinos), etruscos e gregos.

PERÍODOS DA HISTÓRIA:
·  MONARQUIA (753 a.C/509 a.C)
·  REPÚBLICA (509 a.C/31 a.C)
·  IMPÉRIO (31 a.C/ 476 d.C)

→ MONARQUIA (pag. 76)
·  Reinado dos etruscos, que transformaram Roma de aldeia em uma cidade murada.
·  Instituições políticas:
- Senado (conselho dos Anciãos)
- Cúria (Assembleia de cidadãos militares)
- Rei (todos os etruscos)
·  Classes Sociais:
-Patrícios (romanos de origem): eram proprietários de terras.
-Plebeus (homens livres): comerciantes e artesãos, não tinham direitos políticos.
-Clientes (camponeses e estrangeiros): homens livres que dependiam economicamente dos patrícios.
-Escravos (prisioneiros de guerras ou endividados): faziam trabalhos braçais e domésticos.
·  O povo estava organizado em clãs:
-Clã (grupo familiar): originários de um ancestral comum o pater gentis. Desses clãs se originou a classe aristocrática dos patrícios os donos das terras férteis.

ü O descontentamento dos patrícios com o domínio etrusco e os alegados abusos de poder cometidos por Tarquínio, o Soberbo, causaram a queda da Monarquia.

→ REPÚBLICA (pag. 78 a 80)
·  Instituições políticas:
- Senado e Magistratura (Cônsul, Pretor e Ditador)
- Tribuna da Plebe (Assembleia dos Cidadãos): formado só por plebeus.

ü Luta de Classes
·  Luta dos plebeus: conquistaram uma série de direitos que, ao final, não chegaram a beneficiar toda a plebe, mas apenas seus líderes.
·  Luta de escravos: rebeliões, contra os maus tratos.

→ A EXPANSÃO TERRITORIAL (pag. 81 a 85)
·  As conquistas alteraram o modo de vida romano, que evoluiu, nas classes dominantes, em direção ao luxuoso e ao requintado.
·  Leis criadas pela Tribuna da Plebe:
- Reforma agrária e política
- Plebeus (ricos) passaram a ocupar altos cargos
- Abolida a escravidão por dividas
-Resoluções da Tribuna da Plebe tornaram-se leis

ü Os romanos reuniram sob um único sistema de poder povos de línguas e costumes diferentes.

→ AS GUERRAS PÚNICAS
·  Conflito entre a República Romana e a cidade-estado de Cartago pelo mar Mediterrâneo.
·  Houve três guerras, todas com vitória romana.
·  O mar Mediterrâneo passou a ser controlado pelos romanos que o denominaram de Mare Nostrum.

→ ESCRAVIDÃO E REBELIÃO
·  A conquista de novos territórios gerou um crescimento no número de escravos.
·  A vida dos escravos variava de acordo com a época e o meio em que viviam, mas geralmente eram muito penosas.
·  Os maus tratos geraram muitas revoltas e a mais famosa foi a de Espártaco, um gladiador que comandou mais de 70 mil escravos.

→ POLÍTICA DO “PÃO E CIRCO”
·  Com o aumento populacional nas cidades (camponeses sem terras, desempregados e escravos conquistados) houve a necessidade de mantê-los sobre certo controle para evitar conflitos e revoltas populares.
·  Medidas do governo romano:
- distribuição de alimentos
- espetáculos públicos em arenas (gladiadores)
·  Reformas para reverter a situação: os irmãos Graco

- Tibério Graco propõe a Lei agrária que estabelece a divisão das terras públicas, mas sua proposta não foi bem aceita. 

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TRABALHO DE PESQUISA (HISTÓRIA)

- Dupla
- Digitado (fonte: Arial,  Tam: 12, justificado)
- Copiar as perguntas e responder embaixo.
- Entrega dia: 04/04 (sexta)
- Capa com cabeçalho
- Referência Bibliográfica

Ø  A CULTURA ROMANA NA ANTIGUIDADE

                O DIREITO ROMANO:
1- O Direito Romano é uma das grandes contribuições legadas pelos romanos à civilização ocidental. Quais eram as preocupações do Estado (governo) romano para desenvolver o Direito Romano?
2- Como foi dividido o Direito Romano? Explique a que se refere cada divisão.
3- Ainda hoje o Direito Romano é fonte de inspiração dos juristas modernos. Cite exemplos de como o Direito Romano ainda se aplica atualmente entre os juristas.

  ARTES:
4- A língua latina constitui uma das grandes heranças culturais da antiga Roma ao mundo Ocidental. Quais línguas faladas atualmente se originaram do Latim?
5- Cite alguns escritores da literatura romana (antiguidade) e a principal característica do estilo literário desses escritores e pensadores.

        ARQUITETURA E ESCULTURA
6- Imponente e grandiosa foi a arquitetura produzida por Roma. Qual era a principal preocupação da arquitetura romana?
7- Descreva as principais características das construções romanas (mínimo 3).
8- O que destacava-se na produção da arte escultural romana?
9- Qual era a maior preocupação dos escultores em sua arte?

        CIÊNCIA E FILOSOFIA
10- Qual foi a principal contribuição dos romanos nesta área?

        A RELIGIÃO ROMANA
-Em Roma, a religião era utilizada como um dos fundamentos da autoridade do Estado. Interpretando a vontade dos deuses, os sacerdotes apontavam o que era lícito ou ilícito, em termos de comportamento público. E é claro que essa “vontade dos deuses” era largamente manipulada ao sabor dos interesses das classes mais poderosas.
11- Quais eram as semelhanças e diferenças entre a religião grega e romana?
12- A religião romana baseava-se num principio utilitário, explique-os.
13- Faça a distinção entre o culto privado e o culto público.

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